Curta nossa página

Banco de Pautas

Economia

Empresários se mostram otimistas com economia
20/01/2014

Perspectivas para 2014

Os empresários de pequenos negócios em Goiás estão otimistas com o cenário econômico deste ano. Para 60% dos entrevistados na sondagem "Expectativa dos Empreendedores de Goiás para 2014", realizada pelo Sebrae Goiás, o ano será de crescimento da economia no Estado. Apenas 5% esperam retração do setor.
Ainda de acordo com a sondagem, 15% dos entrevistados acreditam que vai aumentar muito a expansão da economia; outros 20% afirmaram que os números devem se manter estáveis. 
Em relação ao crescimento econômico do Brasil, segue o otimismo do empresariado goiano. Para 56% deles, a economia deve aumentar; 19% esperam que aumente muito. Apenas 5% falaram em retração e 1% considerou que vai diminuir muito a expansão. 19% afirmaram que os números vão se repetir em relação ao ano passado.

Faturamento
O otimismo também é percebido facilmente dentro das empresas. 87% dos empresários de pequenos negócios afirmaram que vão aumentar ou aumentar muito o faturamento em 2014. Apenas 4% acreditam que terão retração. Em relação ao consumo de produtos/serviços ofertados em seu ramo de atividade, 79% esperam aumento ao longo do ano. 
Indagados sobre a possibilidade de aumentar o quadro de funcionários este ano, 58% dos empresários querem aumentar ou aumentar muito o número de empregados. Apenas 4% têm visão contrária.

Investimento
Para ganhar mercado e aumentar o faturamento, os empresários de pequenos negócios vão investir nas empresas. 77% dos entrevistados disseram que vão investir em máquinas e equipamentos este ano. 
Para tanto, os empresários devem bater às portas das instituições financeiras em busca de crédito. Para 48% dos entrevistados, a tentativa de obtenção de financiamento para as empresas deve aumentar ou aumentar muito este ano.
Outro ponto que receberá atenção dos patrões será a capacitação dos empregados. 71% dos entrevistados afirmaram que vão investir em treinamento do pessoal e outros 81% alocarão recursos na capacitação dos proprietários. 

Dados
A sondagem do Sebrae Goiás foi realizada em 69 municípios goianos, ouvindo 374 empresários da micro e pequena empresa, no período de 14 de novembro a 23 de dezembro. Foram entrevistados 240 homens e 134 mulheres, com idades variando entre 18 e 65 anos ou mais.

Informações à imprensa:
José Antônio Cardoso: (62) 3250-2268
Warlem Sabino: (62) 9646-9037
Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899