Curta nossa página

Press Releases

86º ENIC

Goiânia sediará encontro nacional da indústria da construção
23/01/2014

86º ENIC deve reunir 1,5 mil empresários e profissionais de todo o Brasil na discussão de temas estratégicos para o setor

Entre os dias 21 e 23 de maio de 2014, Goiânia (GO) será palco do maior evento da Indústria da Construção na América Latina. Trata-se do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO). A expectativa é de que 1,5 mil pessoas, entre empresários e profissionais da indústria da construção de todo o Brasil, participem do encontro no Centro de Convenções.

O evento, que volta a ser realizado em Goiás após dez anos, faz parte do calendário anual de empresários da cadeia da construção, que inclui empreendedores da construção, indústria e comércio de materiais, de serviços, de máquinas e equipamentos, entre outros fornecedores. O encontro é visto como oportunidade qualificada para debates sobre os mais relevantes e estratégicos temas relacionados ao futuro da atividade e ao próprio desenvolvimento do país, em especial sobre a indústria imobiliária, obras públicas, privatizações e concessões, meio ambiente, relações de trabalho e novas tecnologias.

A Indústria da Construção, segundo afirma o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, tem papel importante no desenvolvimento nacional. Ele lembra que os últimos 20 anos mudaram para sempre a realidade social e econômica do país e, em grande parte, essa mudança passou pela cadeia da construção. "O setor tem concentrado cerca de 45% de todos os investimentos, gerado números recordes de empregos formais, contribuído para o aumento da oferta de crédito e, deste modo, ajudado a mover a roda da economia", enfatizou Simão.

Como resultado do desenvolvimento, o presidente da Ademi-GO, Ilézio Inácio Ferreira, ressalta que, nas duas últimas décadas, os brasileiros saltaram, rigorosamente, de um país para outro. "É inegável a participação da Indústria da Construção neste novo Brasil. E Goiânia estará, nos próximos meses, no foco do setor, somando-se a essa cadeia maior de progresso e prosperidade."

O presidente do Sinduscon-GO, Carlos Alberto de Paula Moura Júnior, afirma que Goiás tem grandes potencialidades e deve atrair representantes de todos os players do setor. "Com a expectativa de receber participantes de todos os Estados, o 86º ENIC de Goiânia já é certeza de sucesso."

Evento Paralelo

No mesmo período de realização do 86º ENIC, de 21 a 23 de maio de 2014, no Centro de Convenções de Goiânia, também será realizada a Feira Internacional da Construção (Fecontech). O evento irá atender toda a demanda da indústria da construção do Centro-Oeste, com 140 expositores dos mais diversos segmentos da cadeia da construção: aquecimento e refrigeração de ambientes, automação e segurança, hidráulica, máquinas, ferramentas e equipamentos, revestimentos, insumos para construção, entre outros. O público-alvo da Fecontech envolve arquitetos, atacadistas, compradores, técnicos, eletricistas, revendas, serralheiros, engenheiros, encanadores e lojistas. Os participantes do ENIC terão entrada livre na Feira.

Sobre a CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi fundada em 1957, no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de tratar de questões ligadas à Indústria da Construção e ao Mercado Imobiliário, e de ser a representante do setor no Brasil e no exterior. Sediada em Brasília, a CBIC reúne 72 sindicatos e associações patronais, das 27 unidades da Federação. A CBIC representa politicamente o setor e promove a integração da cadeia produtiva, em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Internacionalmente, representa a indústria brasileira da construção.

 

Sobre o Sinduscon-GO

O Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), fundado em 1948, é a entidade legal representativa do setor da Indústria da Construção, concentrando empresas filiadas e associadas. Possui base territorial em todo o Estado de Goiás, com exceção do município de Anápolis. Com a Carta Sindical aprovada e homologada em despacho datado em 08/09/1948, o Sinduscon-GO é um dos cinco primeiros sindicatos patronais da indústria fundados no Estado de Goiás. Sua finalidade é defender os interesses das empresas ligadas ao setor da construção, discutindo ações políticas, sociais, administrativas e jurídicas, no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Sobre a Ademi-GO

 

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1986, quando aconteceu a publicação e registro do seu estatuto. A entidade congrega empresas do ramo de incorporação imobiliária. Os objetivos da Ademi-GO são orientar o consumidor em como adquirir um imóvel, receber e encaminhar reclamações dos adquirentes junto às construtoras, fiscalizar a qualidade das obras, amparar os legítimos interesses das filiadas perante os poderes públicos e quaisquer órgãos ou entidades de direito público ou privado, realizar estudos e serviços de utilidade para seus associados, apoiar projetos de lei, estudos e decisões administrativas que atendam ao desenvolvimento imobiliário, cooperar com órgãos de classe e entidades afins, estabelecer normas éticas e regulamentares e promover ampla divulgação do imóvel como fator de bem-estar social e como aplicação segura e rentável das poupanças individuais e coletivas.

Serviço

De 21 a 23 de maio de 2014.

Centro de Convenções de Goiânia.

Público-alvo: Profissionais associados às instituições do setor da indústria da construção, assessores e estudantes. O evento também tem uma programação especial para acompanhantes.

Inscrições: estão abertas e podem ser realizadas no site do evento (www.enic.org.br).

 

Informações para imprensa:

Oficina de Comunicação (62) 3225.4899

Sirlene Milhomem (62) 8176.0297

Warlem Sabino (62) 9646.9037