Curta nossa página

Press Releases

Votorantim Metais - Niquelândia

Unidade Niquelândia da Votorantim Metais intensifica extração de minério de níquel
11/06/2014

Empresa utiliza energia solar para secar material e minimizar impactos ambientais

 

 

É período de safra na Unidade Niquelândia da Votorantim Metais. Por conta das chuvas de outubro a março, a extração de minério de níquel é intensificada de abril a setembro, o que possibilita à área de Lavra executar o serviço de forma mais rápida, segura e econômica.

 

Após a lavra do minério, o processo de secagem é realizado de forma diferenciada, com o uso de energia solar. Para isso, são utilizados seis tratores agrícolas, cada um com uma dupla de operadores trabalhando em regime de revezamento de turno. O minério é disposto em uma camada delgada de 30 cm de espessura, o qual vai sendo fragmentado de acordo com o atrito promovido pelos equipamentos, aumentando a superfície de contato dos mesmos com o ar e sol.

 

São necessários de quatro a cinco dias para secar cada uma das camadas do minério de níquel, que também contém cobalto e cobre. O gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron, explica que o minério é encontrado na natureza com um percentual de 36% de umidade. O objetivo é diminuir esse índice para 28% ainda na área da Lavra, antes de ir para a fase de beneficiamento na Usina. A técnica de secagem atua justamente para diminuir esse teor.

 

“Essa opção nos permite economizar óleo combustível, além de nos dar a possibilidade de minimizar impactos ambientais que poderiam ser ocasionados ao longo do procedimento”, enfatiza José Maximino. 

 

Após a finalização do processo de secagem, o material segue para a usina para ser beneficiado. Depois, o minério de níquelé enviado para a Unidade São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), onde é transformado em níquel eletrolítico, com 99,9% de pureza. Esse tipo de níquel é adquirido por empresas que fabricam aço inox-siderurgia, fundidos de ferro e aço, galvanoplastia, liga com cobre e alumínio, ligas eletroeletrônicas e superligas, entre outros, abastecendo o mercado interno com 80% da produção, sendo o restante exportado para países da Europa, Japão, EUA, entre outros.

 

 

Novos caminhões

A Unidade Niquelândia da Votorantim Metais investiu, no início de 2014, R$ 6.600 milhões na compra de seis novos caminhões para área de Lavra. Os veículos possuem direção articulada autocompensante, o que proporciona estabilidade e força de direção. Com esse diferencial, os veículos podem ser utilizados em condições climáticas adversas, inclusive sob chuva, desde que não haja impacto na visibilidade de forma a garantir os parâmetros de segurança ocupacional priorizados pela empresa.

 

Para operar os novos veículos, os operadores receberam capacitação técnica específica da empresa fabricante. Os caminhões chegaram em março e já apresentaram retorno positivo no dia a dia. “Tivemos uma resposta significativa de utilização em relação aos caminhões rodoviários rígidos e um ganho de produtividade de 13,4%”, afirmou o gerente de Planejamento e Lavra, Paulo Eduardo Costa Andrade. 

 

 

Sobre a Votorantim Metais

 

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

 

 

Informações para a imprensa:

Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899

Sirlene Milhomem – (62) 8176-0297

Rosana Terra – (62) 8207-5297