Curta nossa página

Press Releases

Votorantim Metais - Niquelândia

Votorantim Metais e BNDES inauguram fábrica de doces e conservas na zona rural de Niquelândia
28/10/2014

Associação das Mulheres do Rio Vermelho é beneficiada pelo Programa ReDes com entrega de empreendimento para beneficiamento de alimentos cultivados em hortas comunitárias

Mais um negócio comunitário que atua em Niquelândia (GO) terá a oportunidade de incrementar os trabalhos que realiza graças ao Programa ReDes. A iniciativa é uma parceria entre Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio da Votorantim Metais, que investirá um total de R$ 2,3 milhões em 3 municípios de Goiás (Niquelândia, Colinas do Sul e Uruaçu). Desta vez, o projeto contemplado é da Associação das Mulheres do Rio Vermelho (Amurv), que abrirá no dia 31 de outubro uma fábrica para a produção de doces cristalizados, doces em pasta, doces em barra, compotas, geleias de frutas e conservas de legumes e pimentas. A solenidade de inauguração será às 9h, na sede da Amurv, localizada no Assentamento Rio Vermelho, na zona rural, a 56 quilômetros do Centro de Niquelândia. 

Com 120 metros quadrados, a fábrica contará ainda com uma edificação anexa de 95 metros quadrados que comporta as áreas administrativas, vestiários e refeitórios. O espaço foi equipado com processador de alimentos, fogões e fornos industriais, freezers, purificadores de água, seladoras manual e a vácuo, moedor de grãos, balanças digitais, despolpadeira de frutos, panelas, caçarolas e demais utensílios de cozinha. 

O investimento do ReDes proporcionou também que a Amurv adquirisse para o negócio caminhão com baú, computador e impressora, móveis para escritório, mesas em aço inox, e insumos para manuseio nas hortas, como adubos, sementes, fertilizantes e materiais para irrigação. Além disso, o Programa ReDes irá garantir as despesas iniciais da fábrica com energia, gás, telefone, serviços contábeis, capacitações e treinamentos. 

Inicialmente, serão beneficiadas 36 mulheres associadas. A inauguração da fábrica marca a conclusão de um ciclo iniciado em 2011, quando a Amurv foi selecionada pelo Programa ReDes para a execução de um projeto de horta comunitária e, posteriormente, o beneficiamento dos alimentos produzidos. O investimento total no projeto é de R$ 443 mil reais.

“A entrega dessa obra vem para consolidar um trabalho realizado por mulheres batalhadoras, que querem crescer em suas comunidades e irem mais além. Com essa fábrica, elas poderão realizar esse sonho e expandir suas produções, gerando mais renda e emprego para suas famílias e incentivando a movimentação financeira no município”, afirmou o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron.

Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais investe desde sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina. Segunda maior companhia brasileira de metais não-ferrosos, a Votorantim Metais tem 17 unidades industriais, sendo onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa possui uma gestão de Inovação Aberta, materializada em uma governança corporativa, reconhecida nacionalmente pela Confederação Nacional das Indústrias, por meio do Prêmio Nacional de Inovação. A Votorantim Metais é a empresa no Brasil que tem o maior número de projetos aprovados pelo Senai-Cimatec, desenvolvendo soluções para o aumento da competitividade da indústria brasileira. 
 
Sobre o Instituto Votorantim
Com 12 anos de atuação, o Instituto Votorantim orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida  das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, trabalho, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. 
Em 2013 foram investidos 61,5 milhões de reais em 249 projetos, de 149 municípios brasileiros, que beneficiaram mais de 452 mil pessoas.

Sobre o BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES apoia os setores de agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.
Para saber mais sobre o BNDES acesse www.bndes.gov.br 
 
Informações para a imprensa:
Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899 
Sirlene Milhomem – (62) 8176-0297
Rosana Terra – (62) 8207-5297